Descrição
José de Souza Mayor
Região: Alentejo.
Classificação Legal: Vinho Regional Alentejano I.G.A.
Graduação Alcoólica: 14ºGL.
Amadurecimento: 9 meses em barricas francesas novas.
Estimativa de Guarda: 8 anos +.
Temperatura de Serviço: 16-18°C (decantação recomendada).
Características Climáticas: Clima de características mediterrâneas com alguma continentalidade sobretudo durante o verão.
Características do Solo: Predominantemente granítico.
Elaboração: Os cachos são pisados num pequeno lagar para extração do mosto. Parte dos sólidos e do mosto são transferidos para talhas de barro e o restante para lagares de maior dimensão, onde fermenta a 26ºC durante 10 dias, fazendo nas talhas uma maceração pelicular de mais 2 semanas. O vinho é transferido para as barricas de carvalho francês novas. Após o estágio faz-se o corte final e engarrafamento sem filtração e estabilização.
Sugestões de harmonizações: Borrego cozido à alentejana, Risoto de cordeiro, Migas com pernil suíno à moda do Alentejo.
Premiações Relevantes:
WINE ENTHUSIAST: 94 Pontos.
Porque Comprar Esse Vinho:
-
- José Maria da Fonseca é o mais antigo produtor de vinhos de mesa e moscatéis em Portugal realiza o sonho de produzir vinhos no Alentejo;
-
- Enólogo renomado e inovador: Domingos Soares Franco;
-
- Mantendo viva uma tradição iniciada pelos Romanos, há mais de 2000 anos, a adega José de Sousa está equipada com 114 ânforas de barro, um método de fermentação ancestral raríssimo.
Página Oficial do Produtor: www.jmf.pt
Um Pouco Sobre o Produtor:
Quando chegou em Vila Nogueira de Azeitão, José Maria da Fonseca jamais poderia vislumbrar o império que se tornaria sua empresa, que hoje na sexta e sétima geração mantém firme a liderança da casa na produção de Moscatéis de Setúbal, além de defender o título de mais antiga vinícola produtora de vinho de mesa em Portugal. A empresa desde seus primeiros anos despontou com inovadoras técnicas de vitivinicultura, introdução de novas castas, em especial a Castelão Francês e melhorias substanciais na produção dos Moscatéis.
Entre alguns dos maiores responsáveis pelo novo posicionamento qualitativo da empresa, é imprescindível destacar dois grandes nomes. Ao primeiro deles António Porto Soares Franco, homem visionário e enólogo diplomado em Montpellier, deve-se o surgimento de duas marcas famosas de vinhos rosados: Faísca e Lancers. Este último lançado em 1944 nos EUA foi o primeiro “best-seller” a nível internacional da JMF e mantém-se ainda hoje como líder de vendas no mercado americano dentro do seu segmento. Já Domingos Soares Franco – enólogo e vice-presidente – é o mais novo representante da sexta geração da família que gere a José Maria da Fonseca. Estudou em Davis na Califórnia e começou a trabalhar na JMF no início dos anos 80.Desde então vem introduzindo inúmeras técnicas na produção dos vinhos, tornando-se um dos mais revolucionários enólogos da atual geração em Portugal.
Hoje a JMF maneja mais de 650 ha de vinhedos na Península de Setúbal, Alentejo e Douro e conta com um moderno centro de vinificação para 6,5 milhões de litros, o que garante uma qualidade sustentável de produção dos seus vinhos, fazendo mais e melhor!
Avaliações
Ainda não existem avaliações.